sábado, 10 de abril de 2010

Queda de Tupolev154 mata presidente da Polónia


10 de Abril de 2010, um dia negro para a Aviação Mundial. O dia em que Lech Kaczynski, presidente polaco, morre, vítima de um acidente fatal de avião. A queda da aeronave Tupolev-154 que hoje, sábado, vitimou o presidente e uma grande comitiva governamental polaca perto do aeroporto de Smolensk, na Rússia aumenta para 16 o número de acidentes com este tipo de aeronave russa desde 1994.

Relato da situação:

"Hoje às 10h56 (7h56 em Lisboa), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade", esclareceu Irina Andrianova, porta-voz do Ministério para Stuações de Emergência da Rússia.

De acordo com as autoridades há registo de 97 mortos devido ao acidente. As vítimas viajavam para participar nas cerimónias fúnebres em memória das vítimas da matança de Katyn, em 1940, quando os soviéticos mataram milhares de oficiais polacos.

Além do Presidente Kaczynski e da sua mulher, viajavam no avião, altos funcionários polacos, nomeadamente o vice-presidente do Parlamento, o chefe dos Serviços Nacionais de Segurança, o dirigente da Casa Civil do Presidente, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Polónia, o presidente do Banco Central e pelo menos cinco deputados.

Fonte das forças de segurança do Círculo Federal Central da Rússia avançou à agência RiaNovosti que a queda da aeronave terá sido causada por erro da tripulação.

Dmitri Medvedev, presidente da Rússia, anúnciou a criação de uma comissão para investigar as causas da queda do avião que tranportava o presidente polaco. Segundo um porta-voz do Kremlin, a comissão será dirigida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Sem comentários: