quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aparato nos aeroportos europeus


Hoje, dia 15 de Abril, o dia em que as nuvens de cinzas provenientes de um vulcão na Islãndia, mais precisamente a este de Reiquiavique.
O perigo que uma aeronave corre ao voar dentro de uma nuvens deste tipo é tremendo. As pequeníssimas partículas de cinza vulcânica, criam camadas densas de cinza em volta das paredes do interior da câmara de combustão do reactor, travando assim a entrada de oxigénio e de combustível. Podendo também causar outro tipo de fenómenos, como o Fogo de Santelmo, que consiste num campo eléctrico que envolve a aeronave criando pequenas faíscas junto da fuselagem. Estas nuvens por via radar não são detectáveis por serem secas, fragilizando assim a posição dos aviões.
As cinzas já provocaram nos últimos anos alguns acidentes envolvendo aeronaves. Exemplo disso é o voo 9 da British Airways operado por um Boeing 747-263B, que em 1892 faziam a ligação entre Londres, Inglaterra e Auckland, Nova Zelândia. Entrando nas cinzas os motores do avião pararam e começaram a arder, o avião ainda conseguiu recuperar alguns dos motores mas tiveram de aterrar de emergência em Kuala Lumpur, Malásia.
Também em 1989 o voo 867 ligava as cidades de Amsterdão, na Holanda para Anchorage, no Alasca, ao sobrevoar o Monte Redoubt, o que fez com os quatro motores falhassem. A aeronave mal saiu da nuvem conseguiu reiniciar os motores, mas ficaram com danos graves na fuselagem. Logo de seguida a tripulação abordou o Aeroporto de Anchorage e aterraram em segurança.

As medidas de prevenção contra o fenómeno estão tão rígidas que os principais aeroportos da Europa estão a ser fechados, tomemos como exemplo: Londres Heathrow, Paris Charles de Gaule, Bruxelas, entre outros. Para o Aeroporto de Lisboa já foram cancelados até ao momento 163 voos, mas o Aeroporto mais afectado é o de Faro de onde foram travados centenas de milhares de passageiros que vinham e saiam de férias do Algarve. Há países que estão em estado de grande alerta, como é o caso da Inglaterra que desde a 2ª Guerra Mundial não verifica uma medida desta escala.
Na TAP, o porta-voz António Monteiro, aconselha os passageiros a procurar outras soluções de transporte, também adiantou que ainda não há hora prevista para retoma das operações argumentando que os voos da noite para os destinos afectados, durante a tarde ainda não estavam cancelados e foram cancelados à medida que os espaços aéreos vão sendo encerrados.
Dentro da TAP, para mais informações contacte o Call-Center em 707 205 700 ou então consulte o site em www.flytap.com .
A todos os passageiros afectados, os "Irmãos das Asas" adiantam que o diálogo e procura de soluções junto das companhias aéreas é a opção mais acertada.

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