quinta-feira, 25 de março de 2010

Greve dos pilotos da TAP desconvocada


O Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC) decidiu desconvocar a greve de seis dias dos pilotos da TAP que estava marcada para o período da Páscoa , de 26 a 31 de Março. O administrador executivo da companhia, Eng. Fernando pinto, considerou que o bom senso acabou por prevalecer e definiu o acordo alcançado como "bom para ambas as partes".

Em comunicado divulgado, a direcçao do SPAC justificava a sua decisão " na sequência da disponibilidade demonstrada pela administração da TAP para desenvolver um processo negocial sério e responsável , que comporte a partolha dos ganhos da produtividade proporcionados pelo modelo de operação proposto pelos pilotos no âmbito da revisão do Acordo da Empresa". O documento acrescentava que a desconvocação da greve resultava ainda de "um acordo preliminar" entre a administração de Fernando Pinto e a direcção do sindicato.
Na base das divergências dos últimos meses entre os pilotos e a administração da empresa estava principalmente o montante dos ganhos de produtividade resultantes do novo Acordo de Empresa, a dividir em partes iguais entre os trabalhadores e a companhia. Pelas contas desta, o valor seria de cinco milhões de euros, mas os pilotos contrapunham 21 milhões, que depois de repartido resultaria em ganhos superiores a 10% a somar ao aumento salarial de 1,8% já acordado com os restantes sindicatos. O aumento da remuneração bruta dos comandantes, bem como as actuais ajudas de custo eram outros dos pontos em desacordo.

Sem comentários: