quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fusão TAP-TAM-TAAG é posta em cima da mesa

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, disse, em Luanda, que uma possível fusão da TAP com a brasileira TAM e a angolana TAAG é «um conceito com algum sentido», mas que «ainda não é o momento para ser concretizado», avança a agência Lusa.
«Tem razões estratégicas, seria uma empresa muito forte, mas por enquanto é só um conceito que nasceu, não sabemos onde, mas na atual situação de mercado não vemos que seja o momento. Contudo, acho uma boa ideia», afirmou o responsável.
Em relação à reestruturação em andamento na TAAG, o empresário considerou que a TAP deu uma «pequena contribuição» na preparação do retorno da TAAG aos céus da Europa.
Fernando Pinto disse que a companhia aérea angolana precisa «dar mais atenção aos detalhes» para a sua saída definitiva da «lista negra» da União Europeia.
Em Julho de 2007, os aviões da TAAG foram proibidos de sobrevoar o espaço aéreo da Europa, depois de detectadas falhas no seu sistema de segurança por técnicos franceses, tendo apenas este ano voltado a voar parcialmente para a Europa, sendo Lisboa o único destino autorizado nesta fase de transição e onde a companhia faz uma profunda reestruturação.
A TAP ajudou a empresa angolana a desenvolver o seu projeto, que tem como objectivo retomar os voos para a Europa.
«Tivemos uma pequena participação, em tornar realidade esse objetivo da TAAG de voltar a voar para a Europa. E foi importante para nós, na medida em que também se aprende quando se faz esse tipo de trabalhos», disse Fernando Pinto.

Sem comentários: