terça-feira, 13 de outubro de 2009

Plano de Recuperação da TAP concluído

O primeiro esboço do que promete ser o modelo de recapitalização da TAP será entregue ao Governo por Carlos Veiga Anjos nos próximos dias. Sem adiantar as medidas sugeridas à tutela, o presidente do Comité de Reestruturação Económico-Financeira da transportadora áerea portuguesa confirmou que "o primeiro ‘draft' será entregue nas próximas duas semanas".
Este grupo de trabalho foi criado pelo Governo na última assembleia-geral da TAP, com a missão de se focar na "concretização de um plano de capitalização da companhia, desenvolvendo acções para a captura de ‘cash-flow' no curto-prazo", bem como no desenvolvimento das condições para a concretização do processo de privatização da companhia". O objectivo do governo é equilibrar a saúde financeira da TAP que fechou o primeiro semestre do ano "com capitais próprios negativos de 247,2 milhões de euros", segundo o relatório da Parpública.
Também os resultados da TAP continuam no vermelho. Entre Janeiro e Julho a companhia apresentou prejuízos de 65 milhões de euros, montante que representa, ainda assim, uma melhoria de 59,3% face a igual período de 2008, mas que poderá ser insuficiente para cumprir a meta de lucros de oito milhões prevista por Fernando Pinto. Principalmente depois da greve dos pilotos que, ao valor de 2007, terá custado à empresa cerca de 10 milhões de euros. Para esta quarta-feira a administração da TAP tem marcada uma reunião com os pilotos.

Sem comentários: