domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril

Os 36 anos do 25 de Abril de 1974 são hoje comemorados com uma alegria renovadora, que nos faz pensar nos valores políticos de um país.
Mais um ano passa com o testemunho da organização "Irmãos das Asas - Aviação", que desde há 3 anos, e todos os anos assinalamos esta data com grande honra. Novamente dedicamos este dia a uma grande figura da Democracia e Aviação Portuguesa, o General Humberto Delgado, que sempre lutou pelo bem estar do povo português.
Apresentamos este ano um grande slogan que mistura a Aviação e a Liberdade:

Humberto Delgado e a Liberdade dos Céus
Humberto Delgado and the Freedom of the Skies

Este grande dia de Portugal que hoje, com grande orgulho, continua a ser comemorado com grande alegria e respeito.
Não deixando também esquecido o grande responsável por esta revolução, o Movimento das Forças Armadas (MFA), que naquela madrugada de Abril iniciou a marcha até aos principais pontos deste país, com o intuito de derrubar a ditadura instaurada por Oliveira Salazar e controlada por Marcello Caetano.
Lembramos então este dia com sinal de Liberdade e Responsabilidade.

25 de Abril Sempre, Fascismo nunca mais!







quinta-feira, 22 de abril de 2010

Situação nos aeroportos volta ao normal

As cinzas provenientes do vulcão na Islãndia já quase se dissiparam, agora voltar ao ar já é uma opção segura para as companhias aéreas. Por conseguinte, os principais espaços aéreos Europeus já abriram os seus céus para a navegação dos aviões comerciais. No caso da TAP Portugal, a operação já foi totalmente retomada e o Eng. Fernando Pinto, em jeito de pedido de desculpa dirigiu-se aos passageiros através de um filme no YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=Fho20er6mn0
Ainda nem tudo está resolvido, pois ainda paira a ameaça da erupção de um outro vulcão de dimensões muito maiores, que no caso da sua eventual entrada em actividade poderá paralisar grande parte do hemisfério norte. Esperamos assim que tudo volte ao normal.
Muito Obrigado.
A todos os que irão viajar de avião nas próximidades desejamos um voo agradável.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Aparato nos aeroportos europeus


Hoje, dia 15 de Abril, o dia em que as nuvens de cinzas provenientes de um vulcão na Islãndia, mais precisamente a este de Reiquiavique.
O perigo que uma aeronave corre ao voar dentro de uma nuvens deste tipo é tremendo. As pequeníssimas partículas de cinza vulcânica, criam camadas densas de cinza em volta das paredes do interior da câmara de combustão do reactor, travando assim a entrada de oxigénio e de combustível. Podendo também causar outro tipo de fenómenos, como o Fogo de Santelmo, que consiste num campo eléctrico que envolve a aeronave criando pequenas faíscas junto da fuselagem. Estas nuvens por via radar não são detectáveis por serem secas, fragilizando assim a posição dos aviões.
As cinzas já provocaram nos últimos anos alguns acidentes envolvendo aeronaves. Exemplo disso é o voo 9 da British Airways operado por um Boeing 747-263B, que em 1892 faziam a ligação entre Londres, Inglaterra e Auckland, Nova Zelândia. Entrando nas cinzas os motores do avião pararam e começaram a arder, o avião ainda conseguiu recuperar alguns dos motores mas tiveram de aterrar de emergência em Kuala Lumpur, Malásia.
Também em 1989 o voo 867 ligava as cidades de Amsterdão, na Holanda para Anchorage, no Alasca, ao sobrevoar o Monte Redoubt, o que fez com os quatro motores falhassem. A aeronave mal saiu da nuvem conseguiu reiniciar os motores, mas ficaram com danos graves na fuselagem. Logo de seguida a tripulação abordou o Aeroporto de Anchorage e aterraram em segurança.

As medidas de prevenção contra o fenómeno estão tão rígidas que os principais aeroportos da Europa estão a ser fechados, tomemos como exemplo: Londres Heathrow, Paris Charles de Gaule, Bruxelas, entre outros. Para o Aeroporto de Lisboa já foram cancelados até ao momento 163 voos, mas o Aeroporto mais afectado é o de Faro de onde foram travados centenas de milhares de passageiros que vinham e saiam de férias do Algarve. Há países que estão em estado de grande alerta, como é o caso da Inglaterra que desde a 2ª Guerra Mundial não verifica uma medida desta escala.
Na TAP, o porta-voz António Monteiro, aconselha os passageiros a procurar outras soluções de transporte, também adiantou que ainda não há hora prevista para retoma das operações argumentando que os voos da noite para os destinos afectados, durante a tarde ainda não estavam cancelados e foram cancelados à medida que os espaços aéreos vão sendo encerrados.
Dentro da TAP, para mais informações contacte o Call-Center em 707 205 700 ou então consulte o site em www.flytap.com .
A todos os passageiros afectados, os "Irmãos das Asas" adiantam que o diálogo e procura de soluções junto das companhias aéreas é a opção mais acertada.

sábado, 10 de abril de 2010

Queda de Tupolev154 mata presidente da Polónia


10 de Abril de 2010, um dia negro para a Aviação Mundial. O dia em que Lech Kaczynski, presidente polaco, morre, vítima de um acidente fatal de avião. A queda da aeronave Tupolev-154 que hoje, sábado, vitimou o presidente e uma grande comitiva governamental polaca perto do aeroporto de Smolensk, na Rússia aumenta para 16 o número de acidentes com este tipo de aeronave russa desde 1994.

Relato da situação:

"Hoje às 10h56 (7h56 em Lisboa), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade", esclareceu Irina Andrianova, porta-voz do Ministério para Stuações de Emergência da Rússia.

De acordo com as autoridades há registo de 97 mortos devido ao acidente. As vítimas viajavam para participar nas cerimónias fúnebres em memória das vítimas da matança de Katyn, em 1940, quando os soviéticos mataram milhares de oficiais polacos.

Além do Presidente Kaczynski e da sua mulher, viajavam no avião, altos funcionários polacos, nomeadamente o vice-presidente do Parlamento, o chefe dos Serviços Nacionais de Segurança, o dirigente da Casa Civil do Presidente, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Polónia, o presidente do Banco Central e pelo menos cinco deputados.

Fonte das forças de segurança do Círculo Federal Central da Rússia avançou à agência RiaNovosti que a queda da aeronave terá sido causada por erro da tripulação.

Dmitri Medvedev, presidente da Rússia, anúnciou a criação de uma comissão para investigar as causas da queda do avião que tranportava o presidente polaco. Segundo um porta-voz do Kremlin, a comissão será dirigida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

IV Encontro de Aeromodelismo de Arruda dos Vinhos


Caros Leitores,

Já temos data confirmada para o IV Encontro de Aeromodelismo, organizado pelo GAAV (Grupo de Aeromodelismo de Arruda dos Vinhos). 27 de Junho foi o dia escolhido para os céus de Arruda dos Vinhos se encherem de pequenos e grandes modelos vindos de toda a parte.

Os "Irmãos das Asas" irão actualizar a informação ao longo dos proximos dias.

TAP reduziu os prejuízos para 3,5 milhões em 2009


A TAP anunciou dia 7 de Abril um prejuízo de 3,5 milhões de euros nas contas consolidadas do grupo referentes ao ano passado, em derrapagem face aos 8,1 milhões de euros de lucros que tinham sido previstos para 2009, mas uma forte recuperação (99%) face às perdas de 285 milhões registadas em 2008.

Apesar da forte crise na aviação comercial no último ano, a actividade do transporte aéreo e negócios da manutenção de aviões em Portugal (TAP M&E), que constituem a TAP SA, encerrou o exercício com lucros de 57 milhões de euros, face aos 209 milhões de euros negativos em 2008 e ficando mesmo acima dos resultados obtidos em 2007 (54 milhões de euros).
Quanto aos resultados ainda negativos em 3,5 milhões da TAP SGPS, o presidente da companhia, Fernando pinto, explicou, na conferência de imprensa, que aquele valor incorpora a perda de 31,6 milhões com a compra de 50,1% das acções da Groundforce à espanhola Globália, sem o que os resultados são positivos em cerca de 28 milhões. Este foi, aliás, o montante apresentado à ParPública, responsável pelas participações empresariais do Estado, uma vez que esta já tinha incluído os prejuízos da operação acima referidos nas contas de 2008.
Os resultados negativos da holding reflectem ainda os prejuízos de 29,6 milhões de euros registados pela Groundforce em 2009 - contra 36,8 milhões um ano antes -, bem como as perdas da PGA e da manutenção do Brasil, de 3,5 e 3,2 milhões de euros, respectivamente, as primeiras practicamente em linha com o ano anterior (-3,6 milhões) e as segundas a assinalar uma forte recuperação (-29,2 milhões de euros em 2008).
Quanto ao transporte aéreo, Fernando Pinto justificou os bons resultados da TAP no pior ano de que há memória na história do sector, com o reforço das medidas de redução de custos e adequação da oferta, bem como uma maior agressividade comercial, o que permitiu que a companhia portuguesa ficasse "melhor do que a média" das suas congéneres.
Assim a redução de custos de exploração em 450 milhões de euros (21,4%, incluindo combustíveis) obtida no ano passado, mais do que compensou a quebra de 11% das receitas operacionais, que baixaram no mesmo período de 2161 milhões de euros para 1923 milhões de euros (-238 milhões), para o que contribui não apenas a quebra de passageiros (-3,4%) mas também a queda da tarifa média.
Os resultados operacionais que tinham sido negativos em 165 milhões de euros em 2008, passaram a positivos no ano passado, no total de 65 milhões. Já o EBITDAR (resultados antes de juros, impostos, amortizações e provisões) mais do que quintuplicou, saltando de 48 milhões de euros em 2008 para 262 milhões no último exercício.
Já os capitais próprios da TAP SA continuam negativos em 64 milhões de euros e os da SGPS abaixo dos 200 milhões, o que poderá ser revertido com mais um ano de "excepcionais resultados", considera Fernando Pinto, escusando-se, porém, a avançar quais as previsões da companhia para 2010, alegando que "este não é ainda o momento certo".

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Irmãos das Asas - Aviação ----3 Anos----

Hoje dia 7 de Abril de 2010, os "Irmãos das Asas" comemoram o seu 3º aniversário em pleno voo de sucesso.
Nos últimos meses, as visitas às nossas páginas na internet têm aumentado, os nossos serviços e actividades têm ficado cada vez mais conhecidos. Há três anos atrás apenas dispunhamos de um pequeno know-how acerca de da nossa área , a Aviação, hoje contamos com uma larga experiência, fruto de vários anos de empenhamento.
Uma das nossas grandes evoluções foi a criação do nosso blog, do qual hoje é o nosso principal meio de comunicação.
Enfim, são 3 anos com uma grande evolução e daqual temos a certeza que vai continuar.
IRMÃOS DAS ASAS 3 ANOS Na Rota do Futuro