quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fusão TAP-TAM-TAAG é posta em cima da mesa

O presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, disse, em Luanda, que uma possível fusão da TAP com a brasileira TAM e a angolana TAAG é «um conceito com algum sentido», mas que «ainda não é o momento para ser concretizado», avança a agência Lusa.
«Tem razões estratégicas, seria uma empresa muito forte, mas por enquanto é só um conceito que nasceu, não sabemos onde, mas na atual situação de mercado não vemos que seja o momento. Contudo, acho uma boa ideia», afirmou o responsável.
Em relação à reestruturação em andamento na TAAG, o empresário considerou que a TAP deu uma «pequena contribuição» na preparação do retorno da TAAG aos céus da Europa.
Fernando Pinto disse que a companhia aérea angolana precisa «dar mais atenção aos detalhes» para a sua saída definitiva da «lista negra» da União Europeia.
Em Julho de 2007, os aviões da TAAG foram proibidos de sobrevoar o espaço aéreo da Europa, depois de detectadas falhas no seu sistema de segurança por técnicos franceses, tendo apenas este ano voltado a voar parcialmente para a Europa, sendo Lisboa o único destino autorizado nesta fase de transição e onde a companhia faz uma profunda reestruturação.
A TAP ajudou a empresa angolana a desenvolver o seu projeto, que tem como objectivo retomar os voos para a Europa.
«Tivemos uma pequena participação, em tornar realidade esse objetivo da TAAG de voltar a voar para a Europa. E foi importante para nós, na medida em que também se aprende quando se faz esse tipo de trabalhos», disse Fernando Pinto.

OceanWings definitivamente fechada

Caros leitores,
É com pesar que a OceanWings fecha as suas portas.
Esta empresa, que desempenhava um papel importantíssimo na comunidade de entusiastas e profissinais da aviação em todo o país e principalmente na área de Lisboa acabou mesmo. A SkyShop, a maior Aviation Megastore de Portugal, loja que pertencia a este grupo, foi a maior perda para todos nós. A OceanWings que terá começado com uma pequenina loja na Rua Lins do Rego, atrás da Avenida do Brasil, seguidamente abriu uma loja na sala de chegadas do Aeroporto de Lisboa e até que por fim abriu a SkyShop, até à abertura de várias empresas enraízadas na OceanWings e até a compra da AeroPress. Muita gente diz que o mal da OceanWings, foi dar um passo maior do que a sua perna , quando abriu a SkyShop, quando comprou a AeroPress e quando abriu uma série de empresas relacionadas com a aviação. Esta empresa até chegou a ter um Simulador estático de um Airbus A320, fornecido pela canadiana FlightDeck, simulador esse que custa mais de meio milhão de euros.
A loja do Aeroporto de Lisboa mantém-se aberta mas com outro nome: AirMarket, agora com um único dono, Marco Araújo, sócio da antiga OceanWings.
Esperamos um futuro melhor para esta empresa.

Visitas às páginas "Irmãos das Asas - Aviação" disparam

Caros leitores,
No último mês de 2009, as visitas a todas as nossas páginas disparou: Blogger e Youtube.
Essa subita subida deve-se ao filme "TAP e Aeroporto de Lisboa ao rubro", que retrata um evento em jeito de festejar o Natal na Aerogare de Lisboa. O nosso vídeo "Os Bastidores do Aeroporto de Lisboa", está relacionado com o outro e portanto também fomos atingidos por esta enchente de visitantes, felizmente!
Como podem ver, o nosso crescimento está imparável!
IRMÃOS DAS ASAS3 ANOS

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bronca da TAP no facebook

Ministério do Trabalho diz estar a acompanhar, através da Autoridade para as Condições do Trabalho, o processo relativo à frequência de cursos de ética na TAP após comentários de pilotos feitos no Facebook.
"Esta é uma situação que está a ser seguida mas, até ao momento, não houve qualquer denúncia ou queixa", disse à Agência Lusa fonte oficial do gabinete da ministra do Trabalho.
"Neste momento nada podemos adiantar porque podemos estar perante um caso concreto e assim, qualquer informação veiculada pela Autoridade para as Condições de Trabalho, poderia influenciar uma futura acção ou decisão", referiu.
A TAP convocou nove dos seus pilotos para um "curso de ética" alegadamente por estes terem discutido assuntos da empresa na rede social Facebook.
Os pilotos acham que é uma "sanção disciplinar ilícita" e discriminatória, que pode culminar em greve, mas a TAP garante que este curso faz parte da formação dada a todos os trabalhadores e destina-se a todos os pilotos e pessoal de cabine.